A propaganda é nossa?
Home Dissertações

A propaganda é nossa?

A propaganda é nossa? A decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior

Roberto Alvarez de Sá Filho

Orientador(a): Diego Santos

O objetivo desta dissertação é investigar por que publicitários decidiram deixar agências da cidade do Rio de Janeiro para exercer a profissão no mercado publicitário paulista ou de cidades criativas no exterior nas décadas de 2000 e 2010. Sustenta-se que a decisão desses profissionais de deixar agências de publicidade no Rio de Janeiro esteja relacionada à maior instabilidade financeira de tais publicitários diante da redução das receitas das agências locais  e da diminuição dos investimentos em publicidade por empresas contratantes diante do agravamento da crise político-econômica no município desde o início da década passada. Além disso, a decisão desses profissionais de deixar o setor da publicidade do Rio de Janeiro mostra-se ligada ao menor reconhecimento dos publicitários, por seus pares e pelo público, pela autoria de ideias nessa cidade em relação a São Paulo e cidades criativas no exterior.