A marca Imperator
Home Dissertações

A marca Imperator

A marca Imperator: memória, cultura e experiência

Vera Zunino Rosa

Orientador(a):Isabella Perrotta

Essa pesquisa se volta para o estudo da marca Imperator Centro Cultural João Nogueira, enquanto identidade visual, e seu valor simbólico, que atinge questões de memória e experiência. O que a marca representa e como a sua imagem é percebida e construída por seus frequentadores. A representação ligada à história do local, e sua importância para a região. O cine Imperator, motivo de orgulho dos moradores do bairro do Méier, no Rio de Janeiro, que imprimiu à zona norte um destaque em relação à cidade e sua modernização, serve de base para entender a importância que a marca gera e seu reflexo na memória do bairro. A memória afetiva, ligada à marca e a construção de novos significados pautados no presente do equipamento cultural, fazem parte desse estudo e das entrevistas feitas no local. A Semiótica, é a ciência que perpassa pelos diversos autores pesquisados e, torna possível levantar os componentes que  conformam o significado da marca, a partir de seus aspectos qualitativos e analisar as associações que transpassam o sentido da visualidade e delineiam seu potencial simbólico. A percepção desses valores pode ser usada em estratégias de ações de branding.