A marca como geradora de negócios para veículos de comunicação
Home Dissertações

A marca como geradora de negócios para veículos de comunicação

A marca como geradora de negócios para veículos de comunicação: estudo de caso da Rede Atlântida FM

Fernando Morgado Duarte

Orientador(a): Lucia Santa Cruz

Esta dissertação trata da extensão de marca no setor de mídia através do exemplo da Atlântida FM, rede regional de rádio presente nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A partir dos métodos de análise documental e de estudo de caso, verifica se estender a marca de uma empresa de comunicação para novos mercados é alternativa eficaz ou não ao modelo de negócio tradicional da radiodifusão comercial. Ao final, conclui que tal estratégia traz  resultados positivos para a Atlântida, mas aponta que a manutenção desse sucesso nos próximos anos depende de um crescimento mais elevado do investimento publicitário nos meios digitais, de forma a compensar o que ainda é garantido pelos meios analógicos. Caso contrário, os números de audiência registrados na Internet continuarão sendo empregados em projetos comerciais como complemento ao rádio FM, que, a despeito de todas as mudanças no  comportamento de consumo do público, ainda preserva patamares elevados de atração de ouvintes e de anunciantes.