A internacionalização de empresas brasileiras para Angola
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A internacionalização de empresas brasileiras para Angola

A internacionalização de empresas brasileiras para Angola: Desafios e Oportunidades

Tiago Grégoire De Souza Pinheiro

Orientador(a): Felipe Mendes Borini

O objetivo desta dissertação consiste em analisar a internacionalização de empresas brasileiras para Angola. Apesar das dificuldades, há inúmeras oportunidades para as empresas brasileiras. Este estudo teve como base as teorias de vazios institucionais, vantagens específicas da firma (FSA) e vantagens específicas do país de origem (CSA), além do papel do Estado na internacionalização de empresas. A amostra do estudo foi composta de entrevistas com 12 especialistas das relações Brasil-Angola. Os resultados da investigação apontam que as empresas brasileiras que vão para Angola possuem vantagens competitivas bem definidas e, em sua maioria, vão para o país africano visando explorar os vazios institucionais locais. Porém, na percepção dos atores envolvidos, as empresas brasileiras que estão indo explorar vazios institucionais, se valendo das suas vantagens competitivas, não estão sendo apoiadas eficientemente pelo Estado brasileiro. Assim, falta uma política de Estado que priorize essas empresas. Os achados também indicam que, para ter sucesso nos negócios em Angola, é  fundamental construir parcerias com agentes locais como empresários e, sobretudo, o governo. Nesse contexto, é sugerido um roteiro estratégico para auxiliar os empresários brasileiros a operar no país africano.