A influência do preconceito na decisão de escolha do consumidor
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A influência do preconceito na decisão de escolha do consumidor

A influência do preconceito na decisão de escolha do consumidor

Bárbara Conte

Orientador(a): George Rossi

Um dos grandes problemas das listas de livros mais vendidos do Brasil é o fato de não ser possível uma visão geral das obras de autores nacionais, o que acontece por causa da forte presença de autores estrangeiros. O objetivo principal desta dissertação é investigar se a autodepreciação causa preconceito com livros de autores nacionais. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa causal constituída por dois grupos independentes, por meio de  modelagem de equações estruturais, análise fatorial exploratória, confirmatória e modelagem; em que foram testadas quatro hipóteses com a participação de 254 respondentes. Os resultados obtidos sugerem que, apesar de os brasileiros se auto descreverem com mais adjetivos positivos do que negativos na seção de autodepreciação, as obras de autores estrangeiros tendem a receber classificações  mais favoráveis em relação às de autores nacionais. Também identificou-se que as médias de avaliação dos livros famosos e não-famosos, nacionais ou estrangeiros, com ou sem seção de autodepreciação, não tiveram diferença significativa, revelando que o gênero da obra pode exercer mais influência do que a fama do autor na preferência do consumidor. Os livros de autobiografia, autoajuda e empreendedorismo receberam as classificações mais favoráveis, enquanto os livros “para colorir” e de religião obtiveram as classificações menos favoráveis. A avaliação de livros técnico-científicos também foi realizada, de forma que os respondentes provavelmente comprariam, fossem obras nacionais ou estrangeiras, com leve preferência não significativa pelos estrangeiros. Dessa forma, como contribuição, iniciou-se a discussão do preconceito no comportamento do consumidor, contribuindo com novos elementos teóricos e científicos para preencher a respectiva lacuna; obtiveram-se dados possíveis de serem utilizados em estratégias de marketing e gerenciamento de produto editorial bem como em técnicas de incentivo à leitura no Brasil