A Influência das informações pictoriais e texturas na intenção de compra de moda em ambiente on-line
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A Influência das informações pictoriais e texturas na intenção de compra de moda em ambiente on-line

A Influência das informações pictoriais e texturas na intenção de compra de moda em ambiente on-line

Luiza Tari Manzini Ferreira Mattos

Orientador(a): Thelma Valéria Rocha

Produtos de moda, como vestuário e acessórios, possuem atributos que são melhor analisados pelo toque, como maciez, textura e caimento, portanto, a compra dessa categoria pela Internet pode ser vista como mais arriscada, devido a impossibilidade de transmitir esse sentido. Todavia, a qualidade  percebida pode ser otimizada, uma vez que as lojas virtuais apresentem informações pictoriais e textuais suficientes para uma análise mais realista e sensorial. Este estudo buscou identificar se a quantidade de informações presentes no meio online influencia no processo de decisão de compra, assim como na percepção de qualidade do produto. Ademais, como esse estudo focou-se no comércio on-line de roupas, as variáveis: necessidade de toque e envolvimento com o produto, também serão testadas, para verificar suas moderações na intenção de compra. A fim de testar o modelo proposto, foi realizado um experimento 2×2 entre sujeitos, e coletou-se 264 respostas ao questionário desenvolvido. Foi realizada uma regressão linear múltipla, que averiguou que mais informações sensoriais presentes na descrição dos produtos auxilia em uma melhor geração de imagem háptica, influenciando  positivamente  a qualidade percebida e intenção de compra. Esses resultados se assemelham com os encontrados nos estudos de Park (2006) e Rodrigues e Silva (2013). Buscou-se com este trabalho apresentar resultados gerenciais a fim de melhor entender o consumidor on-line, devido a grande aderência a este canal, além de discutir meios de minimizar possíveis riscos percebidos pelos consumidores no ambiente on-line, devido a impossibilidade de tocar nos produtos ofertados.