A influência da responsabilidade social corporativa na imagem de marca
Home Dissertações

A influência da responsabilidade social corporativa na imagem de marca

A influência da responsabilidade social corporativa na imagem de marca: Um estudo em empresas brasileiras do setor de cosméticos

Marcio Ribeiro da Fonseca

Orientador(a): Thelma Valéria Rocha

Este estudo tem como tema a influência da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) na imagem de marca e na reputação corporativa de empresas brasileiras do setor de cosméticos. O foco da pesquisa foi investigar a percepção dos consumidores universitários pertencentes às classes A/B sobre as ações de RSC de duas grandes empresas brasileiras de cosméticos. O objetivo foi comparar as percepções dos consumidores e apontar as diferenças entre as duas empresas. O desenvolvimento deste estudo ocorreu em duas etapas: a primeira etapa envolveu revisão bibliográfica, verificando as teorias e pesquisas publicadas sobre responsabilidade social corporativa, imagem de marca e reputação corporativa. A segunda etapa envolveu a coleta de dados por meio de uma survey com consumidores de duas grandes empresas brasileiras de cosméticos que publicam relatórios sociais com metodologia GRI. A seguir, foi realizada a análise estatística descritiva e multivariada a partir dos dados coletados por meio de 200 questionários aplicados a consumidores de 19 a 24 anos, estudantes do curso de graduação em Comunicação Social  com  ênfase em Publicidade e Propaganda na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Os resultados demonstraram que a RSC tem influência positiva na Imagem de Marca, porém tal influência demonstrou-se significativa apenas para uma das marcas estudadas, sendo moderada para a segunda. Entre as contribuições deste trabalho estão a revisão de literatura sobre o tema, os apontamentos da influência dos subconstrutos e variáveis da RSC na imagem da marca e reputação corporativa e as diferenças da percepção do consumidor para cada uma das marcas estudadas, bem como as recomendações para estudos futuros.