A gestão de clientes insatisfeito no segmento de tv por assinatura através de mídias sociais
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A gestão de clientes insatisfeito no segmento de tv por assinatura através de mídias sociais

A gestão de clientes insatisfeito no segmento de tv por assinatura através de mídias sociais

Alexander Greif

Orientador(a): Cristina Helena P. de Mello

Nos últimos 15 anos, com o surgimento e a expansão do uso de mídias sociais por consumidores, a relação que existia entre indústria, serviço e cliente mudou completamente. Dentre as mudanças provenientes dessas novas relações  mercadológicas, as mídias sociais ganharam relevância como modelo de gestão e atendimento. Esta investigação teve como objetivo comparar a satisfação com o atendimento aos clientes entre os canais tradicionais de SAC telefônico, e os de mídias sociais sem interação da voz humana. Para alcançar esse objetivo foi realizado um experimento com 60 clientes insatisfeitos do segmento de TV por assinatura. Os resultados foram avaliados estatisticamente por meio do teste “t”. Houve preferência pelo atendimento através das mídias sociais (0,008) e conclui-se que o Facebook como canal de atendimento teve um resultado superior ao tradicional SAC. Como contribuições, este estudo inova ao mostrar os resultados de uma gestão com clientes insatisfeitos através de um relacionamento totalmente digitalizado, inclusive mais econômico. Além disso, existem poucos estudos no Brasil sobre atendimento de clientes insatisfeitos realizados unicamente em mídias sociais, o que contribuirá para reduzir essa lacuna na academia.