A formação de centros de excelência no setor automobilístico brasileiro
Home Dissertações

A formação de centros de excelência no setor automobilístico brasileiro

A formação de centros de excelência no setor automobilístico brasileiro

Marcelo Rocha e Silva Zorovich

Orientador(a): Marcos Amatucci

O objetivo deste trabalho é verificar quais fatores influenciam a formação de Centros de Excelência na indústria automobilística brasileira. Especificamente, verificou-se a influência da Inovação, da Rede de Negócios, da Rede Técnica, do Contexto de Negócios bem como da Aquisição de Tecnologia. A metodologia proposta teve como base o método de pesquisa quantitativo, do tipo Survey, com aplicação junto aos fornecedores da indústria automobilística. Utilizou-se a técnica estatística de Regressão Linear Múltipla para a análise de dados, tendo os Centros de Excelência (COEs) como variável dependente. Com 91 questionários respondidos, o estudo conclui que as atividades ligadas à Inovação, à Aquisição de Tecnologia e à Rede de Negócios contribuem para a formação de COEs, rejeitando-se as hipóteses ligadas à Rede Técnica e ao Contexto de Negócios em que as subsidiárias estão inseridas.