A dicotomia no discurso sustentável da industria automobilística no Brasil
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A dicotomia no discurso sustentável da industria automobilística no Brasil

A dicotomia no discurso sustentável da industria automobilística no Brasil

Christiane Gregoris Guarino Massuda

Orientador(a): Marcos Amatucci

Esta pesquisa buscou entender como a cultura e a simbologia do automóvel se relacionam com questões ambientais no Brasil. Para isso foram analisadas quinze peças publicitárias da Ford, GM, VW e Toyota veiculadas em mídia televisiva entre os anos de 2000 e 2015 no Brasil. Os objetivos da pesquisa foram comparar os discursos das peças com o discurso do relatório de sustentabilidade; identificar elementos que caracterizem o conflito entre a preocupação com o meio ambiente e a utilização do automóvel e; identificar como a cultura e a simbologia do automóvel no Brasil aparecem nas peças publicitárias para promover a venda. A abordagem metodológica é a qualitativa, o método é o documental e a técnica de tratamento de dados  utilizada foi a análise de conteúdo. Concluiu-se que no Brasil a relação entre a cultura e a simbologia do automóvel com questões ambientais é conflituosa, na qual o segundo sofre grande influência dos dois primeiros. Dessa forma, viu-se a  necessidade  de mudanças no papel exercido pela Indústria da Publicidade junto a Indústria Automobilística para educar o consumidor sobre o uso do automóvel.

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